A implantação de um Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências Farmacêuticas (PPGFARMA) é resultado do processo de amadurecimento das atividades desenvolvidas na graduação e pós-graduação, que vem sendo realizadas pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV), Campus I, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nas esferas do ensino, pesquisa e extensão. O PPGFARMA se propõe a desenvolver estratégias de integração dos vários níveis de ensino, destacando-se a pós-graduação, graduação, ensino médio e fundamental. Durante todo o desenvolvimento esse programa estimulará o acompanhamento, por mestrandos, de alunos de iniciação científica (IC) e voluntários de pesquisa do Programa de Iniciação Científica próprio (PICINUNEB), bem como em parceria com o CNPQ, FAPESB e outros órgãos de fomento, bem como Centros de Pesquisa, indústrias e empresas, além do outras Instituições de Ensino parceiras. Essas ações ampliarão o número de alunos contemplados com publicações científicas em periódicos indexados pelo Webqualis e outras fontes de catalogação, além do rompimento das fronteiras estaduais para apresentação dos resultados obtidos.
No DCV há 06 (seis) cursos, a saber: Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia e Medicina. O PPGFARMA visa desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, agregando seus mestrandos, bolsistas de Iniciação Científica e outras modalidades para desenvolverem atividades junto às Unidades de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde e população distrital, incluindo estudantes do ensino médio e fundamental. Neste contexto, diversas atividades já foram e, podem ser desenvolvidas, tais como: feiras de saúde, cartilhas informativas, palestras informativas, etc. e, terão como finalidade a aproximação do PPGFARMA com o ensino de graduação, médio e fundamental, com características voltadas à Educação em Saúde. Destaca-se o Programa de Descarte Consciente de Medicamentos e Uso Racional de Medicamentos, desenvolvidos por docentes do Curso de Farmácia da UNEB, junto à Universidade da Terceira Idade (UATI) e escolas de ensino fundamental e médio. Pretende-se ampliar estas estratégias e, ampliar outras temáticas com vistas ao desenvolvimento de atividades que despertem o interesse de alunos a outros temas pertinentes à área farmacêutica.
Em parceria com os Programas Stricto sensu de Pós-graduação na UNEB, tais como: Química Aplicada (PGQA) – Campus I (Salvador/Ba), Biodiversidade Vegetal e Ecologia Humana – Campus VIII (Paulo Afonso/Ba); como também, outros Programas Externos Stricto sensu de Pós-graduação: Farmácia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), visa-se promover escolas de verão ou inverno, para alunos da pós-graduação, graduação e ensino médio, através da discussão de temas pertinentes às Ciências Farmacêuticas e afins, atuais e de interesse para a Sociedade local, regional e Nacionais. Pretende-se também, a realização de Simpósios, Workshops e assemelhados, difusão de atividades nas Ligas acadêmicas da UNEB, bem como Fóruns de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica, em parceria com a Agência UNEB de Inovação, Pró-reitoria de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação (PPG) e outros Programas de Pós-graduação da UNEB e de outras universidades estaduais baianas, empresas do setor farmacêutico, bem como outras Instituições e Centros de Pesquisa Nacionais e Internacionais, como por exemplo, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP). Nessa perspectiva, as atividades de pesquisa se desenvolvem através de projetos e ações promovidas por grupos de pesquisa certificados pela Instituição e liderados por docentes do quadro efetivo e regime integral de trabalho, tais como: “Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Química Analítica (2007)”; Grupo de Pesquisa em Síntese Verde e Química de Produtos Naturais (2009)”; “Núcleo de Biotecnologia, Bioprospecção e Propriedade Intelectual (NBBio) – (2011)“; “Biofarmácia e Medicamentos (2011)”; “Potencial Químico e biológico de plantas da Caatinga e Mata Atlântica (2012)”; “Variabilidade Humana, Genômica Nutricional e Disfunções Metabólicas (2014)”; “Núcleo de Gastroenterologia – UFBA (2011)”; “NEISI – Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Integral (2014)” e “Núcleo de Pesquisa Aplicada e Inovação (NPAI) – 2014)”. Neste cenário, destaca-se a participação da maioria dos docentes permanentes nos grupos de pesquisa, acima listados, como também de docentes colaboradores, da própria UNEB e instituições parceiras. Logo, se evidencia, de forma clara, que o grupo proponente já vem trabalhando de forma articulada, junto à Instituição em grupos de pesquisa, previamente à aprovação do nosso Mestrado.
Na esfera do ensino e da extensão, destacam-se os Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-SAÚDE) e Vigilância em Saúde (PET-SAÚDE/VS), as diversas ligas acadêmicas já existentes no DCV/UNEB, bem como as monitorias de ensino e extensão, que desenvolvem atividades e ações, como por exemplo, projetos e feiras de saúde, em parceria com o Serviço Médico, Odontológico e Social (SMOS), Universidade da Terceira Idade (UATI), Farmácia Escola, Clínicas Escola (Fisioterapia e Fonoaudiologia), Hospital Geral Roberto Santos, Centro de Estudos e Atendimento Dietoterápico e outros espaços da UNEB.
Ademais, o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências Farmacêuticas (PPGFARMA), promoverá, ações interdisciplinares voltadas para a consolidação da atuação do quadro profissional, tendo como meta o desenvolvimento educacional, proporcionando o aperfeiçoamento não apenas do corpo de egresso da instituição, mas do próprio corpo docente, que em decorrência do histórico da região tem, em sua grande maioria, o aperfeiçoamento dificultado (poucos cursos de Mestrado e Doutorado na área) pela localidade e pela dificuldade de afastamento das atividades docentes.
O PPGFARMA visa a formação de recursos humanos para atuar nas áreas acadêmica e de pesquisa e, também, para o setor empresarial farmacêutico e da saúde, em geral, bem como o setor químico e outros, carentes em profissionais qualificados, particularmente em áreas de pesquisa e desenvolvimento. Tem a finalidade de formar profissionais que se dediquem ao conhecimento das Ciências Farmacêuticas, bem como suas interfaces com outras áreas afins, nas suas mais diversas subáreas de conhecimento e aplicabilidade, incluindo estudos nas áreas de: fisiopatologia e biologia molecular, prospecção química e biológica, análise e identificação de compostos químicos, estudos de planejamento de fármacos, seleção de alvos moleculares e sua validação, estudos farmacológicos, toxicológicos, farmacocinéticos e biofarmacêuticos, farmacoepidemiologia, farmacovigilância, dentre outros”. Portanto, o PPGFARMA contribuirá para o avanço das pesquisas na área de Ciências Farmacêuticas e outras áreas afins, buscando soluções de problemas, integração de diferentes áreas e instituições de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, bem como a melhor integração entre a graduação e a pós-graduação. Os egressos do Mestrado ora proposto deverão ser capazes de integrar o setor privado com o setor público no desenvolvimento de atividades de pesquisa, ensino e inovação tecnológica na área de Farmácia e afins, bem como na saúde integral/coletiva do sujeito. Identificando os problemas da saúde, em seus diversos níveis de atenção, buscando e propondo soluções criativas e concretas para a solução dos mesmos. Também, considera-se que os profissionais formados poderão se dedicar em atividades de Ensino e Pesquisa, em suas diversas modalidades, contribuindo para a formação de recursos humanos habilitados para educação e pesquisa na área de Farmácia e outras áreas da Saúde e afins, em espaços de ensino e pesquisa, formais e não formais, como hospitais, centros de saúde, indústrias, empresas e demais espaços de atuação profissional do egresso.
Nos últimos anos, o DCV/UNEB empreendeu mudanças estruturais inovadoras, construindo um processo pedagógico que promova uma ruptura com o ensino tradicional na saúde, na graduação. Estas metodologias pedagógicas incorporam mudanças no processo de ensino-aprendizagem dos graduandos e proporciona a vivencia de uma aprendizagem significativa, a partir da problematização da realidade estudada e assegurar a transposição para o novo paradigma pedagógico. O Departamento de Ciências da Vida (DCV) da UNEB, assumiu o compromisso de colocar em prática um processo de redimensionamento dos Cursos de Saúde, na graduação, com mudanças expressivas nos currículos. A incorporação das Diretrizes Curriculares Nacionais, propostas pelo Ministério da Educação para os Cursos de Graduação em Saúde apontaram a importância de pensar a formação de profissionais que atendam as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), razão também que definiu a utilização dos princípios próprios do SUS como marco referencial para a construção das novas matrizes curriculares dos cursos da saúde no DCV-UNEB. Salienta-se que estas ações incentivam transformações do processo de formação multiprofissional e interdisciplinar, gerar conhecimentos e prestação de serviços à população, para abordagem integral do processo de saúde-doença, bem como para viabilizar o aperfeiçoamento e especialização em serviço dos profissionais da saúde, iniciação ao trabalho, assim como estágios e vivências, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde. O processo democrático de (re)construção do curso a ser implantado toma como premissa uma pesquisa intensiva a respeito das novas concepções curriculares considerando as necessidades da sociedade e do mundo do trabalho, além da auto avaliação a partir do funcionamento do curso desde o período da implantação e das recomendações da Comissão de Avaliação.
Quando se volta à atenção para o próprio corpo docente do Departamento de Ciências da Vida (DCV), pode-se verificar que a implantação do PPGFARMA poderá também auxiliar no processo de formação dos próprios. Muitos dos professores inseridos nos cursos de Graduação em Farmácia e outras áreas de saúde na UNEB possuem titulação de especialistas, devido à enorme carência de cursos de Mestrado no estado da Bahia. Nos últimos anos, a oferta de cursos de pós-graduação Stricto Sensu no estado da Bahia foi ampliada com a implantação de novos cursos. Todavia, observa-se que ainda, há uma demanda reprimida para pós-graduação stricto sensu no Estado. De fato, é importante destacar que a ampliação no número de Mestres e Doutores nas Universidades do Estado da Bahia nos últimos anos, deveu-se principalmente à formação dos profissionais em Universidades Federais e Estaduais de outras partes do país, bem como internacionais. A inserção desses profissionais no âmbito do DCV tem proporcionado uma mudança no perfil profissional aumentando o número de projetos de pesquisa e extensão, bem como possibilitando a perspectiva de um programa de pós-graduação estruturado e de qualidade, dada a experiência comprovada em pesquisa desses docentes. Permitindo assim, que profissionais com qualificação e experiência em pesquisa possam retomar as premissas da formação acadêmica integral. Para ampliar a captação de alunos, o curso estará aberto aos portadores de diplomas de nível superior em Farmácia, Biologia, Química, Física, Biomedicina, Biotecnologia, Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição e Medicina Veterinária e outras áreas afins. Ao final, será outorgado o título de Mestre em Ciências Farmacêuticas, na área de concentração especificada. Pelo exposto, a implantação de um Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Farmácia (PPGFARMA), em nível de Mestrado, exercerá um papel técnico-científico e social relevante, uma vez que proporcionará o aperfeiçoamento profissional de docentes e egressos da UNEB, demais Universidades e Faculdades do Estado da Bahia, região Nordeste e outras regiões do país, quicá, de outros países, assim como a inserção destes profissionais na pesquisa e mercado de trabalho.
A UNEB possui, cerca de 498 professores auxiliares com o título de especialistas, 1004 docentes mestres e 754 doutores. Destes, no DCV estão concentrados: 47 especialistas, 81 mestres e 66 doutores. Destaca-se que a qualificação profissional dos docentes constitui-se meta primária da UNEB, que promove, estimula e investe na formação docente. Além deste aspecto não se pode desconsiderar a importância deste programa para suprir a carência de cursos de Pós-graduação Stricto Sensu em Saúde, especialmente em Farmácia, existente ainda hoje no Estado da Bahia.
Outro aspecto extremamente importante é que não se pode deixar de mencionar que, com a importância da interdisciplinaridade que abrange as práticas desenvolvidas, o PPGFARMA permitirá que os profissionais tenham um programa de referência para o processo de aperfeiçoamento, visto que na região Norte- Nordeste essas áreas são contempladas, de forma reduzida, nos programas existentes, sendo de vital importância no cenário atual. A implementação do PPGFARMA coincide com a reestruturação dos projetos pedagógicos de todos os cursos do DCV, onde a interdisciplinaridade torna-se ponto crucial e elo nas ações desenvolvidas já durante a graduação. Neste contexto, se ratifica que os princípios do PPGFARMA estão baseados na multi e interdisciplinaridade, buscando-se a amplificação do conhecimento na área farmacêutica e afins, favorecendo a ampliação da Pós-graduação na região Norte e Nordeste, possibilitando sanar assimetrias e a deficiência de cursos de pós-graduação, existentes nestas regiões. Ainda, salienta-se que a proposta do PPGFARMA é inovadora, sem sobreposição com outros cursos de Mestrado em Ciências Farmacêuticas, da região Nordeste e outras regiões e, da mesma forma, com diferenças demarcadas em relação aos demais existentes no mesmo campus da UNEB.